Deputado condenado

Deputado bolsonarista é condenado por agredir ex-colega vereadora em plenário…

Quem fala o que quer... - Gilvan Aguiar Costa
Gilvan Aguiar Costa: confusão entre imunidade e impunidade parlamentar.

Deputado condenado por agredir ex-colega vereadora

Com Ascom/MPES

Fotos reprodução internet

O Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria Eleitoral de Vitória, obteve decisão importante no combate à violência política de gênero. A Justiça Eleitoral condenou o ex-vereador de Vitória Gilvan Aguiar Costa, que atualmente é deputado federal, pelo crime de violência política contra a então vereadora Camila Valadão, tipificado no artigo 326-B do Código Eleitoral. A condenação se deu em razão de episódios ocorridos durante sessões da Câmara Municipal, em que o réu constrangeu e ofendeu a parlamentar com o claro objetivo de dificultar o exercício de seu mandato.

A denúncia foi apresentada pelo MPE-ES após análise de vídeos e depoimentos que comprovaram que, em sessão realizada no dia 1º de dezembro de 2021, o réu mandou a vereadora “calar a boca”, além de ofendê-la reiteradamente com expressões pejorativas e agressivas.

Ficou demonstrado que as atitudes do então vereador tinham a finalidade de intimidar e cercear a participação da vítima nos trabalhos legislativos, configurando constrangimento baseado na condição de mulher da parlamentar.

A atuação firme da Promotoria Eleitoral foi decisiva para a responsabilização do réu, destacando a importância da aplicação da Lei nº 14.192/2021, que visa combater práticas discriminatórias e assegurar às mulheres um ambiente político livre de violência e intimidação.

Durante o processo, o Ministério Público reforçou que liberdade de expressão e imunidade parlamentar não podem ser utilizadas para justificar ataques pessoais que comprometam a integridade e o pleno exercício do mandato de mulheres eleitas.

Com essa decisão, o Ministério Público Eleitoral reafirma o compromisso com a proteção dos direitos políticos das mulheres e com o enfrentamento da violência de gênero no espaço público e institucional.

Encontrou alguma informação incorreta em Casa Texto Comunicação? Ajude-nos a corrigir rapidamente! Clique no botão ao lado e nos envie uma mensagem.

Nos envie uma sugestão, comentário ou crítica.

Visão Geral

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.