
Maurício Fernandes
O publicitário estreia a coluna Max Marketing na Casa Texto com dicas de propaganda, posicionamento de marcas, empreendedorismo, endomarketing, vendas, planejamento estratégico, marketing e muito mais.
Quando o cliente diz NÃO é que começa a venda!
Quer saber mais? Leia a matéria e conheça os 5 principais tipos de clientes e como lidar com eles.

Você só começa a vender quando o cliente diz NÃO!
Quando ele diz sim, logo no primeiro contato, você não está vendendo nada, é ele que está comprando de você!
Por isso, você só começa a vender quando o cliente diz NÃO!
Para que a venda aconteça você precisa conhecer o seu cliente, descobrir suas necessidades e desejos, saber o que ele valoriza de verdade (lembrando que valor não é preço). Entende para atender! Aprenda o ouvir!
Empodere seu cliente com perguntas do tipo: “Carlos (cliente), suponha que você está com seus amigos ou sua namorada. Qual camisa você gostaria que eles vissem você usando? A camisa A (a mais cara) ou a camisa B (mais barata)?” Nesse momento você faz com o que o cliente imagine como seria se ele comprasse o produto “A” ou o produto “B”. Quando você pergunta você empodera o cliente!
O direcionamento é seu…mas a resposta é dele! Assim, ele compra o que você deseja vender, mas sai da loja satisfeito, com a sensação que a decisão foi exclusivamente dele.
Conheça os 5 principais tipos de clientes e como lidar com eles
1 – Cliente confuso
Aquele cliente que, além de ser indeciso, fica totalmente perdido diante das várias opções disponíveis. Geralmente, ele também não consegue se expressar de maneira objetiva e pode se mostrar um pouco inseguro ou confuso ao explicar o que deseja.
O que fazer:
Tenha paciência e faça perguntas simples para entender do que o cliente precisa. Com as respostas, você pode analisá-las e ter as melhores soluções para o problema do consumidor. Para evitar desorientação e perda de foco, o interessante é limitar o número de opções. Além disso, transmitir segurança e confiança durante o atendimento deixa esse cliente confuso mais tranquilo e certo de que seu obstáculo será resolvido.
2 – Cliente apressado
O cliente apressado é reconhecido por sua inquietação, impaciência e por estar constantemente conferindo as horas. Por buscar um atendimento rápido, esse tipo de cliente pode ser um pouco difícil de lidar.
O que fazer:
Seja objetivo e demonstre que valoriza o tempo do qual ele dispõe. Geralmente, ele já vai decidido para a loja. Portanto, não é necessário apontar outras opções que não tenham relação com o que é desejado. Além disso, ao passar informações, faça-o de forma breve. Nesse caso, priorize as informações indispensáveis.
3 – Cliente comunicativo
Geralmente bem-humorado e simpático, o cliente comunicativo gosta de bater papo. Isso deixa o processo de venda mais demorado, desviando um tempo precioso para atender outros clientes ou realizar tarefas necessárias. Mas não se deixe enganar: apesar de parecer fácil lidar com ele, em alguns casos a venda não está garantida.
O que fazer:
Utilize-se do poder de persuasão e do atendimento de qualidade a fim de convencê-lo a levar algo. Outra dica é: aja da mesma forma que o cliente – seja comunicativo, mas evite assuntos paralelos e traga o consumidor para o rumo da conversa que irá desencadear na efetivação da compra, de forma educada e atenciosa.
4 – Cliente não comunicativo
Ele é o oposto do cliente comunicativo: o não comunicativo pode ser um mistério para os atendentes. Em poucas palavras, dos gestos e da linguagem corporal, você precisa fazer a leitura correta para identificar o que ele procura.
O que fazer:
Faça perguntas que permitam respostas curtas ou monossilábicas, antecipe dúvidas, seja proativo e crie um leque de soluções previstas para tal situação. Essas são as melhores formas de lidar com o cliente não comunicativo. Com isso, fica mais fácil formar um ambiente propício para uma venda bem-sucedida.
5 – Cliente da concorrência
Se um consumidor chegar falando da empresa concorrente e buscar motivos para mudar de ideia, você está lidando com um cliente da concorrência. É provável que ele reforce os benefícios do seu adversário e queira que você o supere com sua oferta.
O que fazer:
Para atender um cliente da concorrência, é preciso saber argumentar a seu favor. Destaque os diferenciais do seu produto ou serviço e foque nos seus pontos fortes (como o atendimento mais qualificado) para trazê-lo para o seu lado. Além disso, você também pode oferecer vantagens como, por exemplo, um desconto na primeira compra ou um período de teste gratuito dos seus serviços.
DICA DE MILHÕES
Vendedor, estude, busque o conhecimento, a internet te proporciona oportunidades infinitas para o seu crescimento profissional, são milhares de cursos, palestras e artigos que te ensinam a melhorar sua performance em vendas e consequentemente ganhar mais dinheiro com vendas. Seja um consultor para o seu cliente e uma autoridade no que você vende!
Empresário, treine constantemente sua equipe! Busque as melhores técnicas de vendas e atendimento ao cliente, invista na sua força de vendas, afinal, é ela que leva o dinheiro para a empresa.
Um vendedor talentoso pode decidir uma partida, mas uma equipe bem treinada ganha campeonatos!

Encontrou alguma informação incorreta em Casa Texto Comunicação? Ajude-nos a corrigir rapidamente! Clique no botão ao lado e nos envie uma mensagem.
Nos envie uma sugestão, comentário ou crítica.