Movimento Bravo Almirante 98
Dedicação, consciência social e uma história de amor incondicional pelo Vasco

Por Guilherme Augusto Zacharias
Fotos Alex De Bortolo/@alexdebortolo
A torcida vascaína de Colatina tem agora um novo espaço de confraternização para assistir aos jogos do Vasco da Gama e, na alegria e na tristeza, manifestar seu amor ao clube carioca. Foi inaugurada no último domingo (30/03) a parceria entre o Movimento Bravo 98 e o Bakhana’s Adega House, um bar temático especializado em uísques. Começando em grande estilo, a torcida vibrou com a virada (2×1) do Vasco em São Januário sobre o Santos em jogo válido pela primeira rodada do Brasileirão.
Centenas de torcedores da cidade estão agregados na confraria Bravo 98, uma agremiação fundada em 2016 com outro nome, o ‘Sub-Consulado do Espírito Santo’ GDA – Guerreiros do Almirante, uma alusão à mascote do Vasco. Em 2019, a agremiação mudou de nome, mas não de objetivo. “Nós éramos um braço da GDA do Rio de Janeiro aqui em Colatina, e mesmo depois da mudança do nome, continuamos a honrar o Vasco, a cantar o Vasco e a manifestar de todas as formas o nosso amor pelo Vasco”, declara Ronan Lyrio, um dos fundadores do Bravo 98.
Muito Além de Torcer
Lyrio destaca ainda uma outra característica do Bravo 98, que são as ações humanitárias onde a agremiação se mobiliza para realizar campanhas de ajuda à população mais vulnerável, como idosos e crianças. “Temos uma forte participação nas ações sociais, indo além da paixão pelo Vasco da Gama, usando o nome do clube para ajudar os mais necessitados”, revela.
Bakhana’s
O parceiro escolhido pelo Bravo 98 é um reduto recém inaugurado, que aposta no uísque como carro-chefe para atrair a clientela. O Bakhana’s Adega House aposta também na parceria com a confraria vascaína para turbinar o seu movimento. “O bar tem a sua própria identidade; o nome Bakhana’s é uma homenagem ao Buchanans, um dos melhores uísques que existem e que eu, particularmente, gosto muito”, revela Rafael Roldi, proprietário da casa.

A parceria com o Bravo 98 tem uma característica curiosa: Rafael não é torcedor do Vasco da Gama, e sim do Palmeiras, que segundo ele é um clube com uma “certa afinidade com o Vasco”. No entanto, não faltam motivos para ele brindar a parceria. “Eu tenho por princípio estar com quem me fortalece; então, vendo esses meninos aqui me prestigiando, depois de escolher nossa casa para essa parceria, estamos juntos sempre”, diz Rafael.

Bakhana’s Adega House – Serviço
•Horário de funcionamento: quarta a domingo de 19h a 01 da manhã (em dia de jogos do Vasco, a casa fecha logo após a partida, respeitando o tempo de comemoração, se for o caso, e a resenha dos torcedores).
Bebidas: especializada em uísques, com opções de chope, cerveja, cachaça e vinho.
Cozinha: aperitivos como bolinho de bacalhau, bolinho de aipim recheado com bacon, bolinho de linguiça toscana, bolinho de carne tipo porpeta e maionese caseira.
Endereço: Rua Álvaro Antolini, 188 – Vila Nova – Colatina/ES
Um domingo vascaíno

A tarde do domingo (30/03) foi um pouco diferente para dois integrantes da equipe Casa Texto Editora; um deles, João Guilherme, diretor geral; o outro, Guilherme Augusto Zacharias (boné branco), editor responsável da Casa Texto Editora, que não puderam recusar a convocação para participar da estreia da parceria do Movimento Bravo 98 com o Bakhana’s Adega House.
Dois grandes motivos fizeram com que o convite fosse aceito: a importância da pauta sobre o evento, que por si só já justificava a presença da nossa plataforma de notícias, e a amizade de infância entre João Guilherme e Matheus Avancini (camisa 6), que, junto com Ronan Lyrio, Mateus Rodrigues e Lucas Pelegrini, foi um dos fundadores do Bravo 98 Colatina.
A Casa Texto Comunicação agradece a acolhida da diretoria do Bravo 98 no evento, e se coloca à disposição para ajudar a dar visibilidade a Bravo 98 nas suas iniciativas esportivas e sociais, sempre que requisitada. Nossos agradecimentos também ao blogueiro @alexdebortolo pela cessão das fotos para esta matéria.
Guilherme Augusto Zacharias
Editor
Encontrou alguma informação incorreta em Casa Texto Comunicação? Ajude-nos a corrigir rapidamente! Clique no botão ao lado e nos envie uma mensagem.
Nos envie uma sugestão, comentário ou crítica.