Governo do Espírito Santo lança Almoxarifado Virtual
O avanço é significativo na modernização de gestão de suprimentos
- João Guilherme Silva Zacharias
- 0
- Casa Texto
- 11/11/2025 20:00 - Atualizado 11/11/2025 20:07

Com o objetivo de aprimorar o trabalho dos servidores e a qualidade dos serviços prestados à sociedade, foi publicado o edital para a implementação do Almoxarifado Virtual ES (AVIES), considerado um dos maiores avanços recentes na gestão de suprimentos estaduais.
Implantação e Regulamentação
A implantação do AVIES está sendo viabilizada por meio do Edital Pregão Eletrônico SRP nº 008/2025. Além disso, um decreto será divulgado nos próximos dias para regulamentar a execução deste serviço em todo o Estado, estabelecendo diretrizes e responsabilidades.
Eficácia e Economia
Segundo Marcelo Calmon, Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, o Almoxarifado Virtual representa uma mudança organizacional profunda, enfatizando que sua implantação irá eliminar procedimentos repetitivos e reduzir “drasticamente” o volume de processo de compras.
“O Almoxarifado Virtual irá diminuir a necessidade de servidores em atividades de estoque e armazenagem, promovendo mais eficiência e economia processual, promovendo melhor direcionamento dos esforços para as atividades finalísticas do Estado”, diz.
O Secretário também ressaltou que o decreto iminente garantirá “segurança jurídica”, “padronização dos procedimentos” e “clareza operacional”, facilitando a adoção do novo modelo por todos os órgãos estaduais.

Próximos Passos e Cronograma
•Normatização:
Em breve, o Governo publicará no Diário Oficial do Estado o decreto que normatizará a política de execução do Almoxarifado Virtual.
•Sessão Pública:
Conforme o Edital do Pregão Eletrônico SRP nº 008/2025, a sessão pública do pregão ocorrerá no dia 25 de novembro, às 10h, por meio do Sistema de Compras do Governo Federal (www.gov.br/compras).
Benefícios Chave do AVIES
O novo modelo de gestão de suprimentos proporcionará múltiplas vantagens, abrangendo “eficiência”, “sustentabilidade” e “benefícios diretos à população”.
Modernização e Eficiência
•Simplificação:
Substituição de dezenas de processos fragmentados por um fluxo único, digitalizado e padronizado.
•Controle:
Redução das compras descentralizadas, maior previsibilidade, padronização de itens e controle inteligente de consumo e estoque.
•Monitoramento:
Acompanhamento em tempo real de pedidos e entregas.
•Economia:
Redução de gastos com armazenamento, logística interna e a realocação de servidores em funções operacionais.
Sustentabilidade e Gestão Responsável
•Melhores Práticas:
Reforça práticas administrativas mais responsáveis.
•Otimização:
Diminuição de desperdícios, eliminação de estoques excessivos e melhor aproveitamento dos espaços físicos.
Benefícios para a Sociedade
Resultará em serviços públicos mais eficientes e entregas sem rupturas.
•Transparência e Foco:
Redução de gastos e desperdícios, aumento da transparência dos processos e maior foco das unidades administrativas em suas atividades essenciais.
Encontrou alguma informação incorreta em Casa Texto Comunicação? Ajude-nos a corrigir rapidamente! Clique no botão ao lado e nos envie uma mensagem.
Nos envie uma sugestão, comentário ou crítica.


