Em Colatina – Trabalho e Saúde

A Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador em Colatina debateu saúde mental e direitos trabalhistas, destacando desafios e propostas para fortalecer a área. Autoridades e especialistas discutiram o papel do SUS e a participação popular, elegendo delegados para a Etapa Regional.

Em Colatina - Trabalho e Saúde
Os eixos temáticos foram abordados por especialistas renomados.

Conferência debate bem-estar do trabalhador em Colatina

Com Ascom/Colatina

Fotos divulgação PMC e reprodução internet

A saúde mental e os direitos trabalhistas estiveram no centro das discussões da Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada ontem (27/03), no auditório da Câmara Municipal de Colatina. O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes de diversos segmentos para debater diretrizes e avanços na área, com foco na promoção da saúde no ambiente de trabalho.

Entre os presentes estavam o vice-prefeito José Antonio Pagotto, o secretário municipal de Saúde, Dr. Raul Amicci, além de representantes do Conselho Estadual de Saúde, como Mansur Cadaes e Márcia Naomi Shigetomi. Durante a conferência, foram apresentadas propostas para fortalecer a saúde do trabalhador nos âmbitos municipal, estadual e nacional.

Mais de Casa Texto

Eixos Temáticos

Os eixos temáticos foram abordados por especialistas renomados. O procurador-chefe do Ministério Público da Comarca de Colatina, Vitor Borges da Silva, destacou a “Saúde do Trabalhador como Direito Humano”, alertando para o aumento de afastamentos por transtornos mentais e classificando a situação como “preocupante”.

O coordenador do Laboratório de Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam, César Albenes de Mendonça Cruz, abordou “A Política Nacional de Saúde” e “As Novas Relações de Trabalho e a Saúde”, destacando os impactos das revoluções industriais no bem-estar dos trabalhadores e a importância do SUS na prevenção e tratamento.

Já a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Jeane Andreia Ferraz Silva, falou sobre “A Participação Popular para o Controle Social”, reforçando a importância do envolvimento da sociedade na gestão do SUS e nas políticas públicas de saúde.

O secretário de Saúde Raul Amicci, disse que desde que assumiu tem procurado entender o funcionamento do setor, e que tem buscado meios para que todos sejam ouvidos e formas para avançar na área, em Colatina.

“Eu sou um defensor do SUS, temos apoio popular e tudo faremos para que possamos melhorar. Vamos atuar nos bairros para ouvir propostas junto aos moradores para concretizar os avanços que forem necessários,” afirmou o secretário.

Além dos debates, a conferência contou com a elaboração de propostas e a eleição de delegados que representarão Colatina na Etapa Regional, prevista para ocorrer entre 10 e 30 de abril. As deliberações também servirão de base para inclusão nos planos de governo e instrumentos de gestão municipal.

Encontrou alguma informação incorreta em Casa Texto Comunicação? Ajude-nos a corrigir rapidamente! Clique no botão ao lado e nos envie uma mensagem.

Nos envie uma sugestão, comentário ou crítica.

Visão Geral

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.