Cultivo orgânico de hortaliças
Uma alternativa ao uso de agrotóxicos…

Produtos saudáveis, qualidade de vida e atenção à biodiversidade
Fotos Liliane Bello
Tecnologias vinculadas ao modelo convencional de agricultura, com base no uso de agroquímicos, impulsionam fortemente a produção de hortaliças, mas apresentam problemas quanto à sanidade dos produtos, à qualidade de vida dos produtores e à conservação da biodiversidade. A horticultura orgânica, por sua vez, elimina os riscos provenientes do uso de agrotóxicos e contribui para a sustentabilidade do meio ambiente, dispondo de soluções para driblar as limitações existentes em termos de nutrição vegetal e controle de fitoparasitas. As informações são da Embrapa.
A nutrição com nitrogênio é crítica para a sustentabilidade das unidades produtivas orgânicas, pois não é permitido usar fertilizantes nitrogenados. Duas práticas, então, são fundamentais para manter a capacidade produtiva: adubação orgânica e adubação verde. No aspecto fitossanitário, há valorização do uso de plantas que fornecem recursos vitais para os inimigos naturais das pragas, além de adoção de medidas para expressão plena dos mecanismos naturais de defesa vegetal, por meio do uso de defensivos alternativos, como caldas caseiras, agentes de biocontrole e extratos vegetais.
Mais de Casa Texto
Todos esses recursos têm sido aplicados anualmente na produção orgânica de hortaliças da Fazendinha Agroecológica Km 47, um espaço resultante de parceria entre a Embrapa Agrobiologia, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio). A área tem um módulo experimental de produção intensiva de hortaliças, que maximiza reciclagem de nutrientes, fixação biológica de nitrogênio, controle alternativo de fitoparasitas e uso de cultivares adaptadas.
Fitoparasitas
No módulo de produção intensiva de hortaliças, há ampla utilização de práticas de adubação verde com leguminosas, compostagem de gramíneas com torta de mamona, rotação, consórcio e diversificação de culturas. Os fitoparasitas passam por controle biológico por conservação e, quando necessário, há pulverizações com caldas sulfocálcica e bordalesa, extratos de nim e agentes de biocontrole, como o Bacillus thuringiensis.
Os resultados do “hortão da Fazendinha” demonstram que técnicas de produção orgânica são suficientes para o cultivo de hortaliças folhosas, frutos e raízes. São obtidos produtos de boa qualidade e que atendem às exigências do mercado consumidor, sendo possível definir recomendações sobre substratos para mudas, adubação verde e adubação orgânica de hortaliças, além de controle alternativo de fitoparasitas.
Encontrou alguma informação incorreta em Casa Texto Comunicação? Ajude-nos a corrigir rapidamente! Clique no botão ao lado e nos envie uma mensagem.
Nos envie uma sugestão, comentário ou crítica.