Marcelo Volpato: “Está sendo criado um quarteirão da cidadania na Praça Sol Poente”

A entrevista apresenta o projeto da nova sede do Ministério Público em Colatina e explica como o quarteirão da cidadania MPES irá transformar a Praça Sol Poente em um polo institucional, ampliando o acesso da população à justiça e aos serviços públicos.

Está sendo criado um quarteirão da cidadania na Praça Sol Poente

Por Guilherme Augusto Zacharias

Foto Ascom/MPES

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) se prepara para um marco importante no desenvolvimento de sua infraestrutura no interior do estado. Com o início das obras previsto para 2026, a nova sede em Colatina promete modernizar e expandir a capacidade de atuação da instituição na região Noroeste.

A nova sede será construída em uma área de quase 2.900 m², ao lado do Fórum da Cidade, na Praça Sol Poente.

Para discutir os detalhes, a importância e as expectativas em torno desse projeto, a Casa Texto entrevistou o promotor de justiça Marcelo Volpato, coordenador do MPES de Colatina, que está à frente das discussões sobre o empreendimento.

Continua após a Publicidade

Nesta entrevista, Volpato dá um panorama sobre como a obra irá impactar o trabalho do MPES e, principalmente, o atendimento e o acesso da população à justiça.

Casa Texto – A nova sede do MPES reposiciona a Praça Sol Poente como núcleo institucional do sistema de justiça em Colatina?

Marcelo Volpato – O MPES de Colatina volta a ter a sua sede própria na Praça Sol Poente, depois que o prédio onde funcionava apresentou problemas em sua estrutura devido à enchente de 2013, e, sim, consolida a pretensão do então prefeito Guerino Balestrassi em transformar parte da praça em área mais estrutural do ponto de vista jurídico, incluindo a Defensoria Pública, que também já foi contemplada com um espaço para a sua sede naquele local.

Casa Texto – Para o senhor, o que representa essa estrutura jurídica na Praça Sol Poente, tendo em vista o acesso do cidadão às esferas da justiça?

Marcelo Volpato – Está sendo criado um quarteirão da cidadania, e a formação desse quarteirão redesenha a Praça Sol Poente como um espaço institucional estratégico, ao concentrar órgãos ligados ao sistema de justiça e ampliar, de forma prática e simbólica, o acesso da população aos serviços públicos e à garantia de direitos.

Está sendo criado um quarteirão da cidadania na Praça Sol Poente
A nova sede do MPES de Colatina será construída ao lado do Fórum, na Praça Sol Poente. Foto Casa Texto.

Casa Texto – A construção da nova sede começa mesmo em 2026?

Marcelo Volpato – Está tudo muito adiantado: o terreno já foi doado, os projetos estrutural e arquitetônico estão prontos… O que não tem ainda é o empenho da verba, porque o Ministério Público ainda não realizou a licitação para contratar a empresa vencedora. O motivo é que a prioridade da instituição está voltada à construção da nova sede do MP estadual, em Vitória.

Casa Texto – Quanto à estrutura, o que o senhor pode adiantar com relação às novas instalações?

Marcelo Volpato – Serão quatro pavimentos e o subsolo com garagem para os membros do MPES, em uma área construída que poderá ultrapassar 16 mil m². Entre as inovações, o prédio contará com sistema de geração de energia solar, cobertura verde, espaço de convívio, varanda, sistema de proteção solar, entre outras. Importante frisar que membros, funcionários, colaboradores e a população em geral terão à disposição uma área moderna, com muito conforto térmico, acústico e visual, além de contar com um prédio totalmente automatizado, com destaque para a segurança interna, telecomunicações e redes.

Casa Texto – De que forma essa obra contribui para a regionalização da atuação do MPES e quais impactos isso trará para o atendimento à população dos municípios do entorno?

Marcelo Volpato – Essa obra vem consolidar a regionalização da atuação do MPES; não é mais possível a ideia de que cada município terá uma sede do Ministério Público. Em breve, Colatina se juntará aos polos de Cachoeiro, Linhares e São Mateus, por exemplo, atendendo, também, à população dos municípios do seu entorno. Assim como o Judiciário, o MPES estará cada vez mais regionalizado.

Está sendo criado um quarteirão da cidadania na Praça Sol Poente
A área construída poderá ultrapassar 16 mil m².

Encontrou alguma informação incorreta em Casa Texto Comunicação? Ajude-nos a corrigir rapidamente! Clique no botão ao lado e nos envie uma mensagem.

Nos envie uma sugestão, comentário ou crítica.

guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Visão Geral

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.