Ainda na infância, Ozires Silva, nascido em 1931, em Bauru, no Centro-Oeste paulista, a 326 quilômetros da capital, fazia uma pergunta a todos que encontrava: se o Brasil tinha sido o berço da aviação com Santos Dumond, por que o país não fabricava aviões?
Foi esse o pensamento que levou Ozires Silva, muitos anos mais tarde, a idealizar e convencer o governo brasileiro a criar a Embraer.
Ozires Silva é o cofundador da Embraer, com sede no município de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, e possui diversas unidades no Brasil e no exterior, inclusive joint ventures na China e em Portugal. O conglomerado hoje é a terceira maior empresa do ramo da aviação no mundo, abaixo da Airbus e da Boeing e faturou em 2024 35,4 bilhões de reais (6,03 bilhões de dólares). Ozires também já foi ministro da infra-estrutura e ministro da comunicação, além de presidir a Petrobras e a Varig e ser reitor da Unimonte.
Ozires Silva é Coronel da Aeronáutica e formado em engenharia aeronáutica pelo Instituto de Tecnológico de Aeronáutica, o ITA. Aproveitando a política de expansão industrial dos anos 60, Ozires, em 1969, entrou para história como o líder da equipe que trabalhou na criação da Embraer, primeira fabricante de aviões no Brasil.