Professor Maurício Fernandes

Maurício Fernandes

O publicitário estreia a coluna Max Marketing na Casa Texto com dicas de propaganda, posicionamento de marcas, empreendedorismo, endomarketing, vendas, planejamento estratégico, marketing e muito mais.

Empreendedor, mesmo antes de conhecer o significado da palavra

Dessa vez o tema é empreendedorismo, peço licença aos leitores para escrever sobre um dos brasileiros que mais admiro, Ozires Silva, o cofundador da terceira maior empresa de aviação do mundo, a brasileira Embraer. Segundo suas palavras, “Embraer; tudo começou com um sonho!”.

Ozires Silva empreendedorismo - embraer
Foto Free WebSite

Quem é Ozires Silva?

Ainda na infância, Ozires Silva, nascido em 1931, em Bauru, no Centro-Oeste paulista, a 326 quilômetros da capital, fazia uma pergunta a todos que encontrava: se o Brasil tinha sido o berço da aviação com Santos Dumond, por que o país não fabricava aviões?

Foi esse o pensamento que levou Ozires Silva, muitos anos mais tarde, a idealizar e convencer o governo brasileiro a criar a Embraer.

Ozires Silva é o cofundador da Embraer, com sede no município de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, e possui diversas unidades no Brasil e no exterior, inclusive joint ventures na China e em Portugal. O conglomerado hoje é a terceira maior empresa do ramo da aviação no mundo, abaixo da Airbus e da Boeing e faturou em 2024 35,4 bilhões de reais (6,03 bilhões de dólares). Ozires também já foi ministro da infra-estrutura e ministro da comunicação, além de presidir a Petrobras e a Varig e ser reitor da Unimonte.

Ozires Silva é Coronel da Aeronáutica e formado em engenharia aeronáutica pelo Instituto de Tecnológico de Aeronáutica, o ITA. Aproveitando a política de expansão industrial dos anos 60, Ozires, em 1969, entrou para história como o líder da equipe que trabalhou na criação da Embraer, primeira fabricante de aviões no Brasil.

Ozires Silva empreendedorismo - força aérea brasileira
Foto: Força Aérea Brasileira

Atendendo uma necessidade do mercardo – O BANDEIRANTE foi o primeiro avião produzido pela EMBRAER. O projeto, de 1965, baseou-se em um estudo sobre a densidade do tráfego aéreo comercial brasileiro, principalmente em cidades pequenas, e ao comprimento e tipo de piso das pistas dos aeródromos nacionais, visando, assim, obter um avião moderno, de menor porte e adaptado às condições, necessidades e possibilidades brasileiras, numa época em que a infra-estrutura aeroportuária do país era pequena.

A criação do Instituto de Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, em 1950, foi determinante para o nascimento e crescimento da indústria aeronáutica nacional, pois era uma política de investimento na capacitação profissional.

Fora do setor de aeronáutica, um dos principais campos de atuação do executivo é ligada ao ramo da educação. Não à toa é um dos críticos mais ferrenhos ao corte de verba na área.

Segundo o engenheiro Decio Fischetti, autor de sua biografia, “Ozires Silva faz parte da Santíssima Trindade da Aeronáutica brasileira, juntamente com Santos Dumont e o brigadeiro Casimiro Montenegro Filho, criador do ITA”.

Com 94 anos, Ozires Silva está em plana atividade e ainda cultiva a chama do empreendedorismo sendo consultor e conselheiro de várias empresas de porte internacional.

Assinatura Maurício Fernandes - Max Marketing

Encontrou alguma informação incorreta em Casa Texto Comunicação? Ajude-nos a corrigir rapidamente! Clique no botão ao lado e nos envie uma mensagem.

Nos envie uma sugestão, comentário ou crítica.

Visão Geral

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.