Guilherme Augusto Zacharias
Com Assessoria de Comunicação PMC
A obra explora temas como vigilância, censura, manipulação da verdade e a luta pela liberdade individual. A famosa frase “Big Brother está te observando” se tornou um símbolo da invasão da privacidade e do controle governamental. “1984” é amplamente considerado uma crítica poderosa ao totalitarismo e um alerta sobre os perigos da perda de liberdade e da verdade em uma sociedade. É uma leitura impactante que continua a ressoar com questões contemporâneas sobre privacidade e autoritarismo.
Qualquer semelhança com os dias de hoje não é mera coincidência. O que Orwel previu, com 35 anos de antecedência, foi que as sociedades das grandes, médias e pequenas cidades de todo o mundo ficariam a mercê do controle estatal, para o bem ou para o mal, já que, nos dias de hoje, a vigilância coletiva se justifica pela própria segurança da sociedade.
Exemplo disso é a prefeitura de Colatina, no Noroeste do estado, que recentemente inaugurou uma central videomonitoramento. A sala multimídia foi construída com 60 câmeras, sendo 8 de Cerco Eletrônico e 17 câmeras semafóricas. Tudo construído com recursos próprios e com a parceria do Consórcio CIM Noroeste.
“Nossa gestão inova mais uma vez na Segurança Pública e cria este espaço moderno e tecnológico. Vinte destas câmeras possuem a tecnologia Speed Dome, que são equipamentos que possuem zoom óptico, se movimentam por 360º e podem ser controladas de forma remota”, afirmou o então prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi.
A Central de Operações funciona 24 horas e chega para contribuir com o trabalho do Gabinete de Gestão Integrada. O monitoramento completo da cidade vai beneficiar o trabalho da Guarda Municipal e contribuir no combate à violência e na organização do trânsito em Colatina.
“Junto com a capacitação e formatura inéditas da Guarda Municipal, esse Centro de Operações chega para marcar a história da Segurança Pública de Colatina. O cidadão também pode contribuir com informações, entrando em contato com o telefone da Central, o (27) 99733-6446”, pontuou o então secretário municipal de Trânsito e Segurança Pública, Coronel Ferrari.