Projeto do Arquivo Público do Estado leva a história da imigração à população

Para o desenvolvimento do programa, a APEES dispõe de um automóvel van. Foto divulgação APEES

História do Espírito Santo APEES
Para o desenvolvimento do programa, a APEES dispõe de um automóvel van. Foto divulgação APEES

Arquivo Itinerante percorre todo o Estado levando a história do Espírito Santo

O projeto tem como objetivo promover o acesso à informação, à cultura e à memória histórica do Estado, facilitando a interação entre os cidadãos por meio de documentos históricos, sobretudo os referentes à imigração. As informações são do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.

Por meio de exposições, oficinas e atividades educativas, o Arquivo Itinerante busca despertar o interesse pela história local e promover a preservação do patrimônio documental. Essa abordagem itinerante permite que diferentes comunidades tenham a oportunidade de conhecer e valorizar a documentação que compõe a história do Espírito Santo, incluindo documentos, fotos, registros e outros materiais relevantes.

Além disso, o projeto pode fomentar o engajamento da sociedade civil na preservação do patrimônio cultural, incentivando a formação de uma consciência crítica sobre a importância da memória e da história na construção da identidade local.

Em resumo, o Arquivo Itinerante é uma estratégia de democratização do acesso à informação, promovendo a história e a cultura capixaba de uma forma acessível e interativa.

Para o desenvolvimento do programa a instituição dispõe de um automóvel van, adaptado como escritório móvel; com equipamentos de informática, suprimentos e itens necessários à pesquisa e impressão dos dados. No interior do veículo os consulentes realizam a pesquisa na base de dados do projeto “Imigrantes Espírito Santo” e recebem, gratuitamente, o “Registro de Entrada de Imigrante”. Desta forma, o APEES possibilita o acesso às informações a milhares de descendentes distribuídos pelos 78 municípios do Estado. Os dados foram pesquisados nos documentos históricos da instituição e com a atuação do Arquivo Itinerante o projeto vem coletando centenas de cópias de documentos e fotografias entre os familiares que se encontram no interior do Estado. Essa ação facilita o acesso à informação àqueles que não têm condições de pesquisar diretamente no Arquivo Público, em Vitória, e ao mesmo tempo recolhe novos dados que ajudam no resgate da história de cada imigrante.

Além de prestar informações sobre os imigrantes, a equipe do APEES fica à disposição do município atendido para prestar esclarecimentos sobre a organização de arquivos municipais e estabelecer parcerias por meio do Programa de Gestão Documental (PROGED). Com base nos pedidos de “Registro de Entrada de Imigrante” em cada município pode-se extrair dados percentuais sobre a região ou província de origem de determinada nacionalidade, entre outros dados estatísticos.

Visão Geral

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.