Investimentos em equipamentos e lançamentos de tecnologias do Incaper marcam 2024
Ao todo, serão dez novas plataformas de coleta de dados agroclimáticos. Foto divulgação Incaper Investimentos

Investimentos em 2024 impulsionam serviços meteorológicos do Incaper no Espírito Santo
Secom/ES
Ao longo de 2024, investimentos potencializaram a entrega de diversos serviços do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prestados à sociedade no Estado. Nesse caso, em específico, no que se refere à Coordenação de Meteorologia do Incaper (CMET), investimentos já realizados e outros por vir garantem entregas à sociedade por meio da tecnologia e difusão de conhecimento.
O setor é responsável por realizar, entre outras atividades, as previsões do tempo, meteorológica, agrometeorológica, climática, traz colaborações ao setor agropecuário capixaba e na análise das mudanças climáticas. Também tem ações de educação rural, lançamento de tecnologias e produção de publicações.
O monitoramento meteorológico do Espírito Santo é um exemplo. A aquisição de novas estações reforçam a rede e, consequentemente, a precisão, modernização e a qualidade da entrega das informações para a população.
Ao todo, serão dez novas plataformas de coleta de dados agroclimáticos. Duas unidades foram implantadas e já estão em funcionamento, sendo uma na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, localizada em Domingos Martins, e a outra no Centro Estadual Integrado de Educação Rural (Ceier), em Boa Esperança.
Samarco diz que PID está aberto a todos, com ou sem acordo municipal
‘Caos’ no sistema de indenização da Samarco prejudica vítimas de Mariana
Em Harvard, ex-ministro de FHC propõe congelar salário mínimo por seis anos
Desfolhante da Guerra do Vietnã nutri a agricultura que alimenta o Brasil
Secretaria de Recuperação do Rio Doce participa de reunião em Brasília
A partir de janeiro, as demais serão instaladas. A renovação das estações agroclimáticas do Incaper está em alinhamento com as diretrizes do Governo do Estado para fortalecer a agricultura e a resiliência climática, entre elas o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 4).
“Por se tratar de uma estação meteorológica equipada com sensores agrometeorológicos, o equipamento é capaz de aumentar a precisão das leituras de dados meteorológicos e agrometeorológicos, permitindo um melhor estudo dos processos físicos no sistema solo-planta-água-atmosfera”, explica o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos.
No âmbito da educação rural, a Meteorologia realizou o projeto “Aprendendo com a Chuva”, com foco em ampliar a compreensão de jovens capixabas sobre o comportamento das chuvas no Espírito Santo.

Produtos
O Espírito Santo ganhou, em 2024, um Atlas Climatológico inédito, elaborado pelo Incaper. O material reúne dados meteorológicos históricos do Estado, obtidos de 133 pontos de observação, no período de 1978 a 2019. Informações, como acumulado de chuva, temperatura média, evapotranspiração e balanço hídrico são apresentadas em formatos de mapas e tabelas detalhadas, em escalas anuais, sazonais e mensais. Foram usadas bases de dados do Incaper, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
No mês de outubro, um novo produto da Coordenação de Meteorologia foi disponibilizado à sociedade: trata-se do Sistema de Aquisição e Tratamento de Dados Meteorológicos do Espírito Santo (Satdes). Por meio da plataforma, é possível acessar dados referentes à temperatura do ar, chuva, umidade relativa do ar, balanço hídrico e risco de incêndio, com registros atualizados em intervalos que variam de 15 minutos a uma hora.
Eventos
Espaços dedicados a discussões sobre o clima, cidades e tecnologias contaram com a participação do setor, oportunidades para contar sobre o trabalho desenvolvido pelo instituto. O seminário “Diálogos Climáticos: Conhecimento, Reconhecimento e Perspectivas”, realizado pelo Incaper e instituições parceiras, é um exemplo, bem como participações estratégicas em Dias de Campo, feiras do agronegócio, conferências e afins, eventos realizados tanto no Espírito Santo quanto em outros estados.